segunda-feira, março 27, 2006

Directivas de acessibilidade web para idosos (versão 1.0)

Hoje em dia, a Internet é considerada uma das ferramentas mais eficazes para comunicar com o mundo, procurar informação e mesmo trabalhar. De facto, a Internet assume cada vez mais um papel central nas nossas vidas, fruto de todas as possibilidades que nos proporciona, mas sobretudo devido ao espantoso desenvolvimento deste sector da comunicação.
Contudo, nem sempre os avanços tecnológicos são apenas sinónimo de vantagens e de benefícios para os utilizadores dessa tecnologia. O rápido desenvolvimento da Internet pode, precisamente, também ser considerado um exemplo de um desenvolvimento tecnológico que, em muitos casos, não foi bem conseguido. Assim, a Internet não se desenvolveu de forma a chegar a cada vez mais utilizadores, permitindo o desenvolvimento de uma rede de informação e comunicação verdadeiramente global. Em muitos casos, deu-se um efeito contrário, levando a que muitos utilizadores ou potenciais utilizadores ficassem “fora” deste universo, tornando-se excluídos digitais.

A população idosa é, sem dúvida, um dos grupos que mais dificuldades tem em se adaptar à velocidade “vertiginosa” das mudanças da Internet. Por diversas razões, relacionadas com o questões de saúde ou com problemas em lidar com as novas tecnologias, os idosos têm vários problemas quando pretendem utilizar um interface web. Por isso, é necessário ter em conta as especificidades desta faixa etária quando desenvolvemos produtos online. Este aspecto torna-se especialmente relevante quando o produto em questão tem como público-alvo os idosos.
A acessibilidade web para idosos assume também uma especial relevância se tivermos em conta o envelhecimento da população. Ou seja, o número de idosos aumenta consideravelmente e é preciso criar mecanismos para responder eficazmente às necessidades destes cidadãos, para que estes possam disfrutar das potencialidades da Internet em pé de igualdade com os resto da população.

Tendo em conta as questões da acessibilidade e os problemas de acesso à Internet das pessoas mais velhas, Márcia Barros de Sales e Walter de Abreu Cybis, da Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil), desenvolveram uma checklist para avaliação de sites de acordo com directivas especialmente pensadas tendo em conta os idosos e as suas necessidades.
Assim, esta checklist permite a avaliação de websites tendo em conta uma série de princípios de acessibilidade e de ergonomia.
O desenvolvimento das questões desta grelha de avaliação teve como base questões directamente relacionadas com a acessibilidade e a usabilidade web, mas também problemas específicos dos idosos como questões sensoriais (diminuição de capacidades visuais), físicas (problemas de motricidade) e cognitivas (redução das capacidades de memória a curto prazo).

Para além disso, foi também constituído um grupo de 10 idosos que testou um sistema de correio electrónico - Internet Messaging Program. A análise destes testes serviu também para perceber de que forma a população idosa interage com a Internet e para registar as principais dificuldades encontradas durante o processo.
No entanto, os utilizadores escolhidos para realizar este teste apresentavam características muito semelhantes. Todos os utilizadores residiam na mesma cidade, eram ex-funcionários do Banco do Brasil e apresentavam um nível de motivação para o contacto com a Internet bastante elevado. O facto da amostra ser bastante homogénea, pode ter algumas repercussões nos resultados finais, uma vez que estes poderão não ser muito significativos.
Deve-se também ter em conta que apenas foi analisado um sistema online, com um objectivo muito específico (enviar e visualizar mensagens de e-mail). Assim, a identificação de problemas pode também ter ficado um pouco aquém do que seria se esperar, uma vez que, em contacto com um sistema interactivo diferente, os utizadores poderiam ter identificado problemas muito distintos.

Esta checklist tem como base as directivas web W3C. A relação existente entre estas e as questões da checklist serão analisadas no próximo post, assim como a pertinência das questões escolhidas para fazer parte da checklist e a sua relevância na avaliação da acessibilidade web para idosos.