quarta-feira, março 15, 2006

Design emotivo - o projecto OutBurst (versão 1.1)

Globalmente, o projecto OutBurst representa um avanço relativamente à forma de encarar o universo infantil e constitui uma mais valia para as crianças, ao dar-lhes a oportunidade de se exprimirem sobre assuntos que, apesar de tudo, também lhe dizem respeito.

Contudo, existem alguns problemas ao nível da interface, especialmente relacionadas com o destaque atribuído aos balões onde as crianças deixam as suas opiniões. Estes são muito pequenos, tornando obrigatória a existência de scroll em quase todas as opiniões, o que prejudica um pouco a interacção com o site. Ou seja, por um lado é um pouco questionável a existência de scroll num balão de Banda Desenhada e, por outro lado, algumas crianças podem perder o interesse na leitura as opiniões das outras crianças.
Mesmo a forma de apresentação das notícias acaba por ser pouco atractiva para esta faixa etária (9-12 anos), o que faz com que muitas apenas leiam o título da notícia. Penso que, neste caso, deviam ter sido tidas em conta outras possibilidades de apresentação de conteúdos menos cansativas, nomeadamente o corte da linearidade do texto com fotos ou animações, por exemplo.

Para além disso, como já foi referido no artigo anterior, este site falha na exploração de diferentes formas de comunicar emoções, apenas permitindo que as crianças comuniquem através da palavra escrita.
Uma forma de ajudar uma criança a expressar as sensações que um determinado acontecimento lhe provoca passaria talvez pela capacidade de personificar o boneco que a representa. Desta maneira, ao escolher uma determinada expressão ou uma determinada peça de vestuário, a criança poderia comunicar não só a sua própria identidade e forma de ser (criando um boneco com o qual se identificasse), mas também os sentimentos que uma notícia lhe transmite.
Ainda relativamente à personalização, não existe a possibilidade do utilizador “criar” a sua própria interface ou de adaptar.

Apesar de tudo, o projecto OutBurst é sem dúvida inovador, na medida em que procura criar um espaço onde as crianças sintam que podem emitir as suas opiniões e, mais importante, um lugar onde as podem partilhar com outras crianças que podem compreender o seu ponto de vista.
Contudo, este site está muito aquém dos objectivos do design emotivo e acaba por tornar-se apenas um mero repositório de opiniões. De facto não existe qualquer forma do sistema interpretar o que as crianças sentem, explorando essas emoções e oferecendo respostas em função desses estados de espírito.
O feedback do site limita-se a dar indicações sobre o estado do sistema, não se conseguindo adaptar ao estado emocional das crianças (porque também não existe uma forma eficaz de interpretar os sentimentos das crianças...).

Existem também formas de tornar este site mais emotivo. Uma delas, na minha opinião, é a já referida necessidade de personalização.
Mas o próprio grafismo do site poderia ser reformulado para adquirir um carácter mais emotivo. A própria distinção entre os balões de opinião e de pensamento poderia ser mais acentuada. Da mesma forma, os ícones poderiam ser pensados de forma a tornarem-se mais intuitivos e mais adequados às crianças.

Mesmo com todas as limitações que este produto apresenta, penso que constitui um bom ponto de partida para a criação de outros produtos que possam “dar voz” a públicos mais negligenciados. Para além disso, seria importante desenvolver o conceito do OutBurst tendo em conta os objectivos do design emotivo, uma vez que é importante conhecer as opiniões e as emoções das pessoas, mas é também tão ou mais importante saber interpretar e saber lidar com essas emoções, dando às pessoas respostas que se adaptem ao seu estado de espírito.

1 Comments:

At 7:11 da tarde, Blogger Unknown said...

Bem, em primeiro lugar, parabéns pelo tamanho do artigo. Dizes tudo aquilo que é preciso sem te alongares para lá do limite! :p
Dás sugestões bastante interessantes no que diz respeito à personalização do Outburst, o que acaba por ser fundamental quando queremos um ambiente rico em interacção emotiva. Ou seja, centras-te, de facto, na raiz do problema do site e abordas muito bem aquilo que era preciso.

Beijito e bom trabalho

 

Enviar um comentário

<< Home